Nesta terça-feira (28), das 08:00hrs às 15:00hrs, o Hemocentro Regional de Arapiraca – Hemoar, com o apoio da Paróquia Santo Antônio de Pádua, da Secretaria de Saúde e da Prefeitura Municipal de Ouro Branco – AL, realizou na cidade, em frente à Igreja Católica na praça central, uma visita para a coleta de sangue com a finalidade de reposição dos bancos de sangue da instituição.

A ação foi solicitada a Secretaria de Saúde do município pelo usuário Erik Curvelo devido à necessidade de reposição dos bancos de sangue do Hemoar para o tratamento de todos os necessitados da região e em especial de sua mãe, Sr.ª Mara Lucia Soares da Silva, que está internada no Hospital Universitário – HU em Maceió – AL para o tratamento de um câncer linfoma.

A campanha teve a cooperação de vários voluntários da própria comunidade no apoio e no cadastramento dos doadores. E para incentivar a população a participar da ação foram realizadas oficinas na prestação de serviços gratuitos de cortes de cabelo e penteados para homens e mulheres e houve, ainda, com o apoio de comerciantes locais, a campanha “Doou, Ganhou!” onde aconteceu o sorteio de vários brindes para os doadores de sangue que se fizeram presentes.

O Diretor Administrativo da Secretaria de Saúde do município, João Paulo, esteve presente na ação prestando apoio e comentou sobre a campanha:

“Então, a secretaria de saúde acatou o pedido e o apoiou nesta causa. Doar sangue é doar amor pelo próximo. A ação neste momento está com bastante êxito, graças à população que compareceu em massa. E estamos percebendo que ainda vão ficar muitos doadores sem doar devido a quantidades de voluntários e o horário. Então a importância deste momento não é apenas a usuária do nosso município que está em tratamento, mas sim para reposição dos bancos para demais usuários que possam vim a precisar de transfusão sanguínea. No momento já estamos articulando com representantes do Hemoar para em outro momento dar oportunidade a outros doadores que não puderam doar hoje e possam vir fazer sua ação em outra oportunidade. A equipe do Hemoar veio composta por enfermeiro, técnico de enfermagem, assistente social, médico, motorista e pessoal de apoio. Somos gratos por este momento acontecendo em nosso município e agradecemos também ao apoio do comércio local, amigos e a paróquia.”

Além de vários impedimentos temporários, definitivos e em casos de cirurgias, para realizar a doação de sangue o voluntário precisa atender a alguns requesitos básicos. São eles:

• Apresentar documento de Identificação com foto;
  • Apresentar Comprovante de Residência;
  • Ter idade mínima de 16 anos (acompanhado dos responsáveis) e máxima de 69 anos.
  • Pesar no mínimo 50 kg;
  • Não estar em jejum; e
  • Evitar alimentos gordurosos e lácteos durantes as 3 horas que antecedem a doação.

Após a doação de sangue, além de algumas sugestões de café da manhã e almoço, o Hemoar recomenda que o voluntário tome alguns cuidados. São ele:

• Evitar esforço físico exagerado por pelo menos 12 horas;
  • Ingerir muito líquido;
  • Não fumar por volta de 60 minutos;
  • Evitar bebidas alcoólicas por 12 horas;
  • Manter o curativo no locar na punção por pelo menos 4 horas; e
  • Não dirigir veículos de grande porte, trabalhar em andaimes, praticar paraquedismo e nem mergulho