Na última semana de outubro, a equipe multidisciplinar do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) com apoio da prefeitura de Ouro Branco – AL realizou uma palestra socioeducativa com os usuários dos Grupos Terapêuticos em alusão ao Outubro Rosa.

Com o objetivo principal de informar e, principalmente, conscientizar, a palestra apresentou aos usuários a importância da prevenção e do diagnóstico precoce

do câncer de colo de útero e de mama em mulheres e câncer de mama também em homens. E ao final da palestra foram solicitados as mulheres participantes com faixa etária de 40 anos  a realização do exame de mamografia.

A conscientização sobre a doença é mais direcionada para as mulheres, pois é o tipo de câncer mais comum entre elas no Brasil e no mundo. Mas embora sejam raros os casos nos homens, ainda apresentam 1% dos casos, segundo o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA).

Outubro Rosa é uma campanha de conscientização das mulheres e da sociedade sobre a importância do diagnóstico e prevenção precoce do câncer de mama e tem seu ápice informativo durante o mês de outubro. Essa conscientização vem acontecendo desde 2002 no Brasil, e cada vez mais vem se disseminando na sociedade.